Refluxo Gastro - Esofágico
Hérnia de Hiato é a protrusão ( deslocamento de um orgão da sua posição original ) para o tórax de uma víscera abdominal através do orifício no diafragma chamado Hiato Esofágico.
Este orifício normalmente permite a passagem do esôfago, do tórax ao abdome. O problema é que a víscera normalmente envolvida neste processo é o estômago.
Sintomas: Refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Em condições normais, este refluxo acontece em pequenas quantidades. Quando o refluxo aumenta, pode acontecer a inflamação da mucosa esofágica, que se apresenta na forma de dor - geralmente em queimação - localizada na parte central do tórax, além da regurgitação de alimentos.
É importante salientar que o refluxo pode ocorrer na presença ou na ausência da hérnia hiatal. Entretanto, a principal causa da doença de refluxo gastro-esofágico é a hérnia de hiato diafragmático.
Complicações: Se não tratado, o refluxo constante pode levar a várias complicações como úlcera, hemorragia, estreitamento do esôfago, pneumonia, bronquite e até mesmo um aumento de risco de câncer de esôfago.
Diagnóstico: O diagnóstico de hérnia hiatal é confirmado através de endoscopia e radiografia de contraste. A presença da lesão no esôfago é diagnosticada por meio de endoscopia e biópsia. Outro exame muito utilizado é o monitoramento do "pH" esofágico para confirmar a presença de refluxo.
Tratamento:
Clínico
O tratamento clínico é aplicado quando o refluxo é pequeno. O objetivo é reduzi-lo com alteração da dieta, orientação postural, medicamentos anti-ácidos e pró-cinéticos. No caso de refluxo intenso ou sintomas persistentes ou ainda no insucesso do tratamento clínico, opta-se pela cirurgia.
Cirúrgico
A cirurgia consiste em corrigir a hérnia, corrigir as dimensões do hiato esofágico e criar uma válvula que proteja o esôfago do refluxo gástrico. Na maioria dos casos, pode-se realizar a cirurgia por via laparoscópica, com todas as vantagens deste método.